Sabe como divulgar um produto? Confira aqui 5 dicas essenciais!

Sem dúvida, a internet está cada dia mais presente nos negócios, principalmente quando precisamos saber como divulgar um produto ou serviço. Dependendo do ramo de atuação da empresa, os caminhos são bastante diversificados.

Com essa avalanche de informações e um mercado altamente competitivo, muitas vezes, torna-se complicado usar a estratégia ideal para criar uma boa reputação e conquistar clientes com pouco gasto.

Pensando nisso, reunimos 5 dicas imperdíveis para ajudá-lo a promover uma campanha de divulgação eficiente. Confira!

1. E-mail marketing

Há quem acredite que o e-mail está com os dias contados, mas essa ideia não poderia estar mais equivocada. A divulgação via e-mail marketing é uma excelente estratégia para apresentar o seu produto de maneira personalizada e profissional.

Nesse canal, a grande vantagem é a possibilidade de customização em praticamente todas as perspectivas do perfil do consumidor, incluindo renda, profissão, sexo, interesses, idade, entre outros.

No entanto, é fundamental atentar-se para alguns cuidados — como evitar listas compradas e envio constante de mensagens irrelevantes — se não quiser produzir o efeito oposto, o que poderia resultar em prejuízo à reputação da sua empresa.

2. Mídia local

Em muitos casos, é mais vantajoso recorrer à mídia local, pois isso pode poupar investimentos com propaganda para atingir um público que não reside na sua cidade ou região. É o caso de academias e clínicas, por exemplo.

Se o anúncio em redes de televisão estiver fora do seu orçamento, procure por um jornal local, rádios comunitárias, carros de som etc. Assim, você divulga serviços e produtos que só interessam a quem mora na mesma área, sem precisar gastar muito.

3. Redes sociais

As redes sociais oferecem muitas vantagens com sua extensa oferta de canais que podem ser usados para promover produtos e serviços. Caso o objetivo seja atingir grandes audiências, o Facebook pode ser uma boa opção tanto para alcance orgânico quanto publicidade paga.

A fim de atrair um público mais segmentado — por exemplo, venda de eletrônicos e gadgets —, vale a pena investir em canais como Reddit e Twitter. Apesar deles apresentarem um volume menor de usuários, a audiência é mais específica e direcionada.

A mesma estratégia é válida para designers, arquitetos e artistas que podem recorrer ao Instagram, ao Pinterest e ao YouTube para divulgar seus trabalhos. Vale lembrar que, para dar maior suporte a essas redes, é interessante manter um blog com conteúdo relevante e atualizado direcionado ao público que se pretende atingir.

Cada segmento tem suas próprias características e pede um tipo de canal digital diferente que atenda melhor os seus propósitos. Escolha o que melhor se encaixa em seu negócio e produza conteúdo consistente e de forma constante.

4. Marketing de conteúdo

Essa estratégia está diretamente relacionada às mídias sociais. Nesse caso, você pode conquistar os resultados desejados de forma orgânica, por meio de um posicionamento privilegiado nos mecanismos de busca da web.

A tática funciona desde que você produza conteúdo relevante e frequente para o seu público, de preferência, em um espaço específico, como um blog. Identifique brechas e temas pouco explorados pela concorrência e ofereça as informações pertinentes à sua audiência.

Esse processo leva mais tempo para gerar resultados, embora existam formas de impulsionar o conteúdo criado. No entanto, o benefício tende a permanecer e ainda possibilita um custo reduzido.

5. Marketplaces

Se o seu produto é físico e você precisa de mais visibilidade, por que não apostar em um local onde há uma imensidão de potenciais clientes? Para isso, os marketplaces são perfeitos.

Empresas que já conquistaram renome nesse meio — como Walmart, Mercado Livre, Lojas Americanas etc. — recebem milhões de acessos diários feitos por usuários com grande inclinação para compra. Com isso em vista, é fácil perceber que manter um site de e-commerce amplia não apenas a sua presença on-line, como também as possibilidades de conversão.

É importante não perder de vista que saber como divulgar um produto requer também uma atenção redobrada em relação à comunicação visual. Essa parte do processo é de extrema relevância, já que se trata da identidade da sua marca, e esta deve ser impecável para brilhar entre as outras.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe-o nas suas redes sociais e ajude a difundir esse conhecimento!