Psicologia das cores: confira 5 dicas de como escolher a cor da sua marca

Você sabe qual é a utilidade da psicologia das cores para a sua marca? Essa ciência tem a finalidade de demonstrar como nosso cérebro identifica e interpreta a cor, contribuindo para o entendimento das sensações que são causadas nas pessoas quando elas são expostas às diferentes tonalidades presentes em tudo que nos rodeia.

Sua influência na construção da identidade das empresas é inegável. Sabemos que as cores impactam diretamente na decisão do consumidor e podem estimular ou desencorajar a aquisição de um produto. Por isso, a escolha certa é uma tarefa cuidadosa.

A seguir, separamos 5 cores essenciais e seus significados para auxiliá-lo na busca da melhor composição para sua marca. Confira!

1. Vermelho

O vermelho geralmente é associado a força, paixão, energia, poder e agressividade. Estudos indicam que essa cor estimula reações corporais e cerebrais, como respiração e aceleração dos batimentos cardíacos. É uma cor muito útil para induzir as pessoas a tomarem decisões com mais rapidez. Por isso, pode levar os consumidores à compra sem muita hesitação.

Devido à sua associação com o estímulo do apetite, o vermelho é também extensamente usado no ramo alimentício, começando pelos logotipos até os elementos que compõem toda a identidade da marca. Os exemplos são incontáveis: McDonald’s, Coca-Cola, Sadia, Nestlé e muitos outros bem conhecidos do público.

2. Laranja

Situado entre o vermelho e o amarelo, o laranja combina os significados dessas duas cores, o que pode causar a falsa impressão de não inovar em nada. Contudo, apesar do caráter de fogo, o laranja evoca sensação de conforto e acolhimento. Muita gente usa essa cor para fins terapêuticos, com o intuito de espantar a tristeza e a depressão.

O laranja incute, ainda, confiança e pode ser usado pelas empresas com essa finalidade. Um exemplo é a Amazon, que transmite aos seus clientes a noção de cuidado até nos mínimos detalhes. Além disso, guarda uma relação com a espiritualidade compondo o traje de monges budistas.

É muito recorrente, também, no setor de alimentos e em temas infantis, já que remete a exuberância, diversão e vitalidade. Marcas que usam laranja: Crush, Nickelodeon e Shutterfly.

3. Amarelo

O amarelo é relacionado a diversão, otimismo, calor e pensamento criativo. Por isso, é tido como uma potente fonte de emoções positivas. No entanto, deve ser usada com cautela, pois tem chances de saturar a visão, se exposta em excesso.

Essa cor também induz as pessoas à ação, mas de maneira diferente do vermelho. Sua vibração leva a atitudes de natureza festiva e alegre, provocando movimento. Porém, sem agressividade ou arroubos intensos demais.

É uma cor solar, ideal para explorar logotipos e layouts relativos a tudo que estiver ligado ao universo infantil e seus espaços, como escolas, parques, brinquedos e até vestuário.

4. Verde

O verde é universalmente vinculado à saúde, ao frescor e ao bem-estar. Lembra renovação, natureza e meio ambiente. Algumas marcas como a Tropicana, a John Deere e a Whole Foods usam verde para refletir esses valores.

Outra interpretação dada ao verde pode ser encontrada em lojas de luxo e sociedades financeiras, que usam o verde escuro como indicação de prestígio e riqueza material. São exemplos disso a Land Rover, a Mint e a Fidelity.

Estudos recentes concluíram que o verde também inspira a criatividade. Participantes de um experimento demonstraram maior propensão à produção de trabalho criativo quando expostos a essa cor antes de iniciar as atividades. Portanto, se você quer inovar, invista no verde.

5. Azul

Sua ligação natural a elementos como o mar e o céu confere um caráter de universalidade, espiritualidade e serenidade. Com isso, seu significado voltado à tranquilidade, segurança e lealdade é inevitável. Muitas marcas usam o azul como a cor predominante, justamente para remeter aos sentimentos citados, como a Bank of America, a Oral B, a Dell e a PayPal.

A psicologia das cores traz uma infinidade de possibilidades que devem ser usadas da maneira mais apropriada a cada tipo de empreendimento. Saber transmitir a mensagem certa é determinante para o sucesso e o bom posicionamento do seu negócio.

Se você deseja saber mais sobre a importância da imagem da sua empresa, leia, também, nosso artigo sobre o uso de imagens para causar impacto e aumentar as vendas.