Marketing de aquisição de cliente: saiba o que é e como fazer

Você precisa expandir os negócios, mas não sabe como investir na aquisição de clientes? Conheça e entenda a melhor estratégia para que essa tarefa seja menos tortuosa e ainda produza resultados muito eficientes: marketing de aquisição e relacionamento.

A adoção dessa ferramenta é a forma perfeita para promover engajamento dos consumidores e fazer a sua rede de clientes crescer significativamente. Por meio dela, é possível atrair potenciais clientes, captando informações sobre esses usuários a fim de direcioná-los a uma jornada que leva à compra de produtos ou serviços.

E como isso funciona de fato? Falaremos sobre as principais práticas, que se usadas de maneira integrada, fazem toda a diferença no seu relacionamento com os consumidores. Acompanhe o post e fique por dentro de tudo!

Investimento na comunicação visual da empresa

O início do engajamento com a clientela começa pela comunicação visual da marca. Esse investimento é fundamental para um contato adequado entre o cliente e o negócio. Tanto a comunicação externa quanto a interna têm a missão de fixar o conceito, os valores e objetivos da sua empresa, além de ficar na memória das pessoas.

Invista na identidade visual de forma coerente e harmônica, desde a fachada até as cores institucionais. Crie uma linguagem coesa entre os itens, como: sinalização, papelaria, tags, placas, embalagens, canais digitais e tudo que servir como meio promocional da empresa.

Essa estratégia é útil para deixar mensagens no subconsciente das pessoas, além de fazer associações com a marca sempre que o público tiver contato com algum desses itens.

Produção de conteúdo relevante

Essa é uma tática de sobrevivência fundamental para garantir a competitividade no mercado de forma sustentável. As empresas que pretendem ter visibilidade devem adotar esse caminho o mais rápido possível.

Mas, do que se trata isso, afinal? Produzir conteúdo é uma forma de educar o seu público no sentido de levar a ele informações relevantes e envolventes a respeito do serviço ou produto que a sua marca oferece.

É uma ação muito eficiente, uma vez que agrega valor aos seus canais de comunicação e amplia a sua presença digital e, quanto mais visto, mais engajamento é possível conseguir. No final, a sua empresa terá mais chances de efetivar vendas.

Mas, para que essa ferramenta funcione bem, crie uma audiência constante em torno do seu site, do blog e nas redes sociais por meio de e-books, blog posts (artigos informativos), vídeos e outros tipos de conteúdo pertinentes ao seu ramo de atuação.

Ao demonstrar interesse em ajudar as pessoas a conhecerem e entenderem melhor o que elas procuram, mais bem-vista a sua marca será. E como uma coisa leva à outra, os seus próprios clientes serão canais de divulgação para outras pessoas indefinidamente.

Treinamento de funcionários

Pode parecer algo simples e óbvio, porém a relação dos funcionários com os clientes de hoje requer novas abordagens, menos invasivas e que realmente sejam capazes de estabelecer uma conexão real. Para garantir o sucesso desse item tão importante no marketing de aquisição de clientes, os treinamentos precisam ser constantes.

Trabalhar com vendas significa, também, treinar os funcionários constantemente, tanto os novatos quanto os que já integram a equipe há um bom tempo. Isso é essencial para o sucesso das vendas e a boa imagem da empresa no mercado, afinal cliente bem tratado é cliente satisfeito e, provavelmente, fiel.

O foco é sempre o consumidor, seja para uma ação diferenciada, como a Black Friday, ou outro tipo de promoção. Não importa se o seu negócio é físico ou digital, a ideia é estar sempre disponível para atender o cliente, com novas formas de oferecer o produto/serviço, sem os velhos e cansativos clichês recheados de um discurso decorado e repetitivo.

Hoje, as técnicas de aquisição de clientes precisam incentivar o cultivo de algo mais que simplesmente adquirir um produto. As pessoas procuram identificação com as marcas e cabe a você entregar isso a elas de maneira despretensiosa e humanizada. Medidas dessa natureza produzem benefícios às empresas, além de reduzir o custo por aquisição do cliente.

Gostou das sugestões? Se quiser saber mais sobre técnicas de aquisição de cliente, você pode se atualizar sobre como melhorar a identidade visual da sua empresa.