Impressão UV: quais as vantagens de utilizar em suas peças

Com o passar do tempo, a impressão se tornou um processo muito ligado aos avanços tecnológicos, buscando um melhor aproveitamento baseado na economia e no aumento da qualidade.

Nesse sentido, a impressão UV surgiu para trazer muita qualidade e durabilidade para as peças gráficas. No artigo de hoje, vamos falar sobre todas as suas vantagens. Confira!

O que é a impressão UV?

A impressão UV é uma tecnologia que lança mão de uma fonte de luz ultravioleta, responsável por acelerar o processo de secagem das tintas específicas utilizadas nesses aparelhos. Mais durável que as técnicas convencionais, a impressão UV também traz uma alta qualidade, além de ser ecológica.

Como passa por um processo de secagem ultrarrápida, a impressão UV consegue alcançar altos níveis de qualidade, com mais de 1440 dpi, ao evitar a dispersão da tinta no substrato. Aliado a isso, o uso de superfícies mais duradouras às intempéries externas garante muito mais durabilidade. Isso sem contar a não utilização de solventes, o que garante uma atuação menos agressiva ao meio ambiente e também aos profissionais.

Quais os substratos usados na impressão UV?

Existem várias opções de substratos (a superfície onde é feita a impressão) que podem ser utilizados no processo de impressão UV. A grande maioria de substratos, sejam eles rígidos ou flexíveis, pode ser usada no processo de impressão.

Assim, materiais como lonas, ACM, PS, PVC, espuma, MDF, acrílico, vinil, vidro, adesivo, entre outros, podem ter imagens impressas em suas superfícies. Isso garante um grande leque de possibilidades, aumentando também a fatia de mercado alcançada por essa nova tecnologia.

Entretanto, é preciso se atentar às exceções. Materiais que têm em sua composição algum tipo de tecido não podem receber a impressão UV. Como as fibras apresentam espaços em sua estrutura, tanto a tinta quanto a própria radiação UV acabam sendo absorvidas, o que atrapalha o processo de secagem.

Quais as diferenças entre os tipos de impressão?

Diferentemente das formas já citadas de impressão UV, as impressões digitais com tintas solventes, presentes em 90% das empresas de comunicação visual tem uma durabilidade menor, e dependem muito do tinta utilizada em suas aplicações.

Desse modo, a secagem da tinta acontece com o processo de evaporação do solvente misturado na mesma. Esse solvente é o que torna a tinta líquida e, quando evapora, deixa apenas os componentes sólidos aderidos à superfície.

Além de depender da secagem natural do solvente, o que não permite tanta qualidade na impressão, o uso desse tipo de material é nocivo ao meio ambiente.

Já a impressão UV, como abordado nos tópicos anteriores, não necessita do solvente para a fixação da tinta no substrato, tornando o processo muito mais rápido e preciso.

placas ps1mm impressão uv
placas para bicicletas com impressão uv

Quais as vantagens da impressão UV?

Existem vários aspectos vantajosos quando falamos da utilização da tecnologia de impressão UV. Entre eles, podemos citar:

Qualidade

Uma resolução acima dos 1440 dpi apresenta muito menos distorção, além de trazer cores mais brilhantes e intensas.

Durabilidade

Com a possibilidade de se utilizar substratos mais resistentes, a tendência é que as impressões durem muito mais.

Sustentabilidade

Por não utilizar nenhum tipo de solvente, a impressão UV é uma tecnologia muito mais amigável ao meio ambiente.

Diversidade

O processo de impressão UV pode ser realizado em uma gama muito grande de superfícies, o que se traduz em uma diversidade de aplicações muito maior.

Aplicabilidade

A impressão UV possui uma grande variedade de aplicações, sendo possível realizá-la em praticamente qualquer tipo de material rígido.

Novas tecnologias são sempre bem-vindas, e com a impressão UV não é diferente. Um processo sustentável, ecológico e com maior qualidade ganha sempre muito espaço, e a tendência é que se espalhe cada vez mais no mercado.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre esse tipo de impressão? Então não deixe de entrar em contato conosco!