Como ter placas de sinalização com mais durabilidade

“Por que optar por placas de sinalização com mais durabilidade? Isso é besteira, elas só servem para indicar os setores da empresa e algumas outras coisinhas, não é mesmo?” — É por pensar assim que muitas empresas acabam com problemas jurídicos por erros nas placas de sinalização.

Por indicar direções, alertas de perigos e pontos de atenção no ambiente é que as sinalizações são obrigações nas empresas. Para tanto, o Ministério do Trabalho criou um guia, chamado de Normas Regulamentadoras, onde indica as melhores formas para cuidar do ambiente laboral em várias situações, inclusive nas que precisam de sinalizações expressas.

Quer saber como investir corretamente nas placas do seu local de trabalho? Então, continue a leitura e entenda como ter placas de sinalização com mais durabilidade!

Por que pensar na durabilidade de placas de sinalização?

O Ministério do Trabalho não indica em nenhum parágrafo a durabilidade mínima das sinalizações que as empresas utilizam. Porém, é preciso pensar nos negócios da companhia, certo? Então, não seria prudente, de forma alguma, contentar-se apenas com os benefícios que uma boa sinalização traz para os colaboradores.

É preciso pensar também nos impactos que isso causa à empresa, como o gasto com reparos e eventuais substituições. Por isso, a melhor forma de todos saírem satisfeitos é investindo em materiais de longa durabilidade. Desse modo, as manutenções são evitadas, reduzindo custos e otimizando os recursos investidos.

Quais os materiais para placas de sinalização que tem mais durabilidade?

Acrílico

Esse material é um dos mais baratos, porque algumas peças podem ser reaproveitadas para a fabricação de outras. Além disso, sua matéria-prima proporciona um número grande de cores a serem utilizadas. Assim, não somente as letras e símbolos impressos podem ter cores específicas, mas a própria base da peça pode ser fabricada em diversos tons.

O acrílico é considerado um dos polímeros mais modernos e de alta qualidade, devido a sua leveza e resistência. É uma excelente ideia para dar mais durabilidade às placas de sinalizações internas, como os displays de balcões e os avisos de escadas de incêndio.

Aço Galvanizado

É feito à base de ferro puro, e depois de vários processos — incluindo químicos — adquire mais resistência a agentes naturais, como a ação do clima e tempo. Comparado a outros metais, é o que tem melhor custo-benefício do mercado.

Além disso, seu acabamento em zinco liquefeito, que permite maior resistência a corrosão, porém, necessita de outros tratamentos mais específicos para maior durabilidade. Com isso, é necessário utilizar esse material com cuidado nas placas de sinalizações externas — elas devem ser protegidas para evitar exposição direta de vento e água.

Chapa de fibra de vidro

É muito semelhante ao aço galvanizado em sua aplicação e durabilidade. O preço também é outro fator comum entre ambos os materiais, o que pode não ser agradável para empresas que necessitam de placas de sinalização somente internas, por exemplo. Contudo, não sofre ação do clima e nem do tempo, tendo uma ótima flexibilidade contra o vento, e não enferrujando no contato com água.

A aplicação ideal para esse tipo de material, justamente pelo preço e capacidade de sustento, é nas áreas externas e que são frequentemente expostas a ações agressivas.

ACM

Esse, talvez seja o preferido da maioria das empresas, principalmente pelo seu custo-benefício. Além de resistente e com preço reduzido, é capaz de manter a beleza dos ambientes e, ao mesmo tempo, sinalizar bem: as técnicas de impressão nesse material permitem uniformidade na pintura e acabamento limpo.

Outro ponto positivo é a rapidez com que esse material pode ser manuseado, permitindo entregas rápidas dos projetos. Ele também é leve, flexível e tem alta durabilidade contra agentes externos, fornecendo os melhores benefícios dos materiais anteriores. Sem contar que, em apenas um único projeto você pode obter sinalizações adequadas e mais duráveis para todos os ambientes da empresa.

As placas de sinalização com mais durabilidade podem não ser uma obrigação da empresa, porém é a melhor forma de lidar com a responsabilidade de garantir a segurança dos colaboradores, enquanto não onera o orçamento da companhia.

Você sabia que as placas de sinalização são importantes na mineração do nosso país? Entenda mais no nosso artigo sobre o assunto!