Como o visual marketing pode impactar nos resultados do seu negócio?

Competitividade é uma das palavras que regem o sistema mercadológico atualmente. Por isso, as empresas de sucesso precisam buscar aprimoramento constante, adotando novas práticas atualizadas para permanecer no topo. Dentro desse contexto, o visual marketing figura como estratégia importante na caminhada pelo reconhecimento e aumento incessante da credibilidade da marca.

Ele se vale de diferentes formatos, com a ideia central de transmitir informações de forma eficaz. Assim, as chances de conversão crescem devido ao destaque da corporação em relação aos concorrentes. O principal ponto dessa metodologia consiste em chamar a atenção do público logo de cara, despertando emoções.

Sabe-se, por exemplo, que textos grandes não costumam resultar no mesmo sucesso de um infográfico. Então, o visual marketing busca cumprir metas de uma maneira distinta. É sobre isso que tratamos no texto de hoje. Continue a leitura para ficar por dentro dos principais conteúdos dessa estratégia e de como funcionam!

Imagens

Ao navegar por uma rede social, seja ela Facebook, Instagram ou Twitter, é habitual se deparar com uma quantidade considerável de imagens. As fotos, sobretudo, fazem aflorar a questão emocional em quem a observa. E é justamente por essa característica que são tão relevantes.

Imagens em geral são os materiais compartilhados em maior número nas plataformas digitais. Elas podem ser de sua própria autoria ou oriundas de diversos bancos de fotos, mas precisam ter boa qualidade e estar adequadas ao ideal da corporação. Nesse sentido, vale usar conteúdos que mostrem a equipe trabalhando, o que ajuda a humanizá-la diante do olhar dos clientes e possíveis consumidores.

Vídeos

Os vídeos são um excelente modo de comunicação. Entre as principais tendências da atualidade, essa ferramenta tende a ser cada vez mais empregada. Muito por esse motivo, costuma ganhar novos recursos para otimizar o uso. Nas campanhas de marketing online, o espaço para esse tipo de material só aumenta.

Educando, informando ou entretendo, os vídeos possibilitam que qualquer empresa seja capaz de compartilhar dados que um texto, por exemplo, não consegue. Inclusive, auxiliam em um aspecto fundamental: prendem a atenção do usuário por mais tempo em comparação a uma foto.

Infográficos

Extremamente úteis para explicar assuntos mais complexos, os infográficos se diferenciam pela facilidade de atração à leitura. As possibilidades de os internautas compartilharem conteúdos desse estilo ainda permitem que eles figurem por mais tempo nos feeds das mais diversas redes sociais.

A integração que um infográfico oferece facilita a compreensão dos temas. Assim, bem como os vídeos, esses materiais retêm uma parcela maior do público e levam a ele informações relevantes. Outro ponto importante: infográficos podem hospedar vídeos, músicas, links, animações e outros recursos, se mostrando um ótimo ”ecossistema” de dados.

GIFs

Animações curtas e diretas, os GIFs são uma alternativa válida de modificar a linguagem, a fim de torná-la um pouco mais descontraída. Esses materiais têm grande impacto quando usados corretamente. Portanto, leve dois itens em consideração: o timing e a apropriação à companhia.

Se a empresa busca apresentar mensagens mais leves nas redes sociais, vale aproveitar momentos oportunos para publicar GIFs engraçados que se encaixem à situação. Mas lembre-se: é preciso tomar cuidado para não passar do ponto!

Por fim, uma boa comunicação visual, sempre adequada aos interesses de cada empresa, é fator essencial em qualquer estratégia de visual marketing. Apostar em materiais impressos com qualidade ajuda a atrair sempre mais clientes para a marca e, assim, eleva a credibilidade dela no mercado.

Seja com imagens, vídeos, infográficos, GIFs ou outro elemento, o visual marketing é uma metodologia com muito potencial. Procurando profissionais de qualidade, qualquer organização consegue clarear as ideias e investir seguramente em um serviço assim. Conforme ressaltamos lá no começo do artigo, a competitividade exige atualização frequente!

Agora que você já sabe mais sobre visual marketing, que tal conferir algumas dicas para alcançar uma comunicação visual de impacto? Acesse o link e leia!