4 vantagens da impressão em polietileno

O polietileno é um termoplástico e possui uma das melhores resistências à temperaturas, em relação a materiais similares. Aceitando uma variação entre -100ºC e 120ºC, ele também é bastante flexível e permite o uso em diversas situações. Esses motivos são os principais para tornar a impressão em polietileno uma das mais pedidas em comunicação visual.

Porém, esse plástico não se resume a flexibilidade e resistência. Deseja saber mais sobre polietileno e sua aplicação nas impressões? Então, continue a leitura do nosso artigo!

Quais os tipos de polietileno?

Para que seja aplicado em uma variedade de situações o polietileno não poderia ser um único tipo de produto. Na verdade, suas aplicações são diretamente ligadas a cada subgrupo desse termoplástico. Acompanhe nossa explicação abaixo:

Polietileno de Baixa Densidade (PEBD)

Esse se trata da versão mais leve e flexível, porém ainda mantém as qualidades de dureza, impermeabilidade e resistência. É um material atóxico e transparente, sendo comumente utilizado em recipientes, embalagens transparentes, algumas partes de brinquedos e até mesmo isolamento de fios elétricos.

Polietileno de Alta Densidade (PEAD)

Por ser mais denso que o modelo anterior, ele é ótimo resistente à tração, compressão e tensão. Além disso, resiste ao impacto moderado e temperaturas mais elevadas.

Por ser inerte e ter baixa reatividade — características que permitem a este material não se misturar ou degradar facilmente em contato com outro componente químico — é amplamente utilizado em:

  • água: bombonas, recipientes, garrafas, frascos, tubos de distribuição etc;
  • combustíveis: tanques para reserva e transporte, tubos e mangueiras;
  • alimentos: bolsas de supermercados, caixotes para carnes, peixes e bebidas.

Polietileno de Média Densidade (PEMD)

O PEMD é o resultado da mistura mecânica do PEBD e do PEAD. Por esse motivo, ele reserva propriedades médias entre ambos os tipos. É bastante utilizado em embalagens e rótulos.

Existem outros subgrupos, como o Polietileno de Baixa Densidade Linear (PEBDL) e o Polietileno de Ultra-Alto Peso Molecular (PEUAPM). Eles são aplicados, em sua maior parte, na indústria naval e automobilística, devido à alta resistência a impacto e corrosão.

Quais as vantagens da impressão em polietileno?

1. Versatilidade

Basta escolher o uso final do material que logo será possível trabalhar com todos os subgrupos do polietileno. Cada um deles oferece suas vantagens e aplicações mais pertinentes.

Além disso, por ser um termoplástico, é muito maleável e permite a modelagem no formato mais adequado a sua aplicação.

É possível diversificar as campanhas com seus clientes, ofertando copos plásticos ou potes de brinde com o nome e telefone da loja impressos no produto. A variação de cores e durabilidade é garantida pelo polietileno.

2. Redução de custos

A impressão em polietileno sai muito em conta, justamente porque ele é um produto que pode ser moldado a partir de outros objetos do mesmo material, pela fundição.

Mesmo que este não seja o caso para sua utilização, a fabricação do polietileno possui baixo custo, permitindo peças novas ainda por um custo baixo.

3. Sustentabilidade

Se economizar valores não faz parte das necessidades da sua empresa, a sustentabilidade pode ser o que você procura. O polietileno é altamente reciclável, permitindo que seus detritos causem pouco impacto na natureza durante o descarte.

Mesmo durante a exposição de mídia externa, o polietileno degrada-se em menor escala, depositando menos produtos químicos no solo durante as chuvas.

4. Durabilidade

Aplicamos impressão UV nos produtos em polietileno, o que garante rapidez no processo e maior durabilidade da peça. Além disso, a impressão UV possibilita uma resolução acima de 1440 dpi, gerando menos distorção e cores mais bonitas.

A impressão em polietileno é muito vantajosa para as empresas devido à durabilidade da impressão aplicada e do material utilizado. Outro ponto importante é a sustentabilidade das peças, que devolvem menos detritos a natureza e são recicláveis ao final do seu uso. Aproveite o momento e entre em contato conosco.