4 dicas sobre como fazer branding que você deveria conhecer!

Toda empresa gostaria de tornar sua marca mais conhecida e desejada na cabeça dos consumidores. Desde os passos iniciais para criá-la até a divulgação, há um processo fundamental para alcançar o sucesso com a comunicação visual. Por isso, é fundamental que qualquer corporação saiba como fazer branding.

Branding, conceitualmente, nada mais é do que ações voltadas ao posicionamento, ao propósito e aos valores de uma marca. Por meio dessa prática, busca-se despertar sensações nas pessoas e criar conexões com elas. Todo esse caminho é primordial para que um possível cliente decida comprar determinado produto ou serviço.

Agora que você já sabe no que consiste esse termo, vamos mais além? No texto de hoje, trazemos as principais dicas sobre como fazer branding, visando auxiliar o crescimento de uma empresa no mercado. Confira!

1. Defina a identidade da marca

Nesse aspecto, é preciso ter convicção e trabalhar para definir a identidade da marca. Essa palavra, na verdade, trata-se de mais do que um simples nome ou logo, podendo ser conceituada como um conjunto que envolve o termo, a missão, os valores, a inovação etc.

A mensagem a ser transmitida e o sentido dado pelos potenciais clientes devem ser definidos claramente por meio das estratégias de branding. Realizar as campanhas corretamente e manter o foco torna a relação custo-benefício melhor, além de ser mais econômico.

2. Esteja presente nas redes sociais

O papel das redes sociais no mundo atual é muito relevante e segue em uma crescente. Por isso, utilizá-las com o objetivo de divulgar sua marca é uma alternativa bastante eficaz, com o ”bônus” de apresentar um custo-benefício atrativo e vantajoso. Como exemplos de plataformas, destacamos Facebook e Instagram.

Pelas características de compartilhamento e interação com o público, as redes sociais oferecem um alto nível de engajamento. Para o branding, esse é o ponto primordial para o sucesso da estratégia. O mais indicado é separar em torno de 25 e 30% da receita do branding para investir em redes sociais. Vale a pena!

3. Forneça conteúdos interessantes

Tão importante quanto o ato de investir no branding é realizá-lo com qualidade. Por isso, sempre preze pela qualidade dos conteúdos na hora de tornar público qualquer tipo de postagem ou campanha.

As pessoas tendem a dar muito mais relevância para uma marca que se destaca por sacadas criativas do que a outras que soltam inúmeros materiais, mas pecam na consistência deles. Por isso, dica fundamental: aposte no trabalho bem feito.

4. Valorize a experiência do cliente

Por incrível que pareça, avaliar a quantidade de pessoas atingidas pelas estratégias de marketing é um erro de principiante. O mesmo vale para observações simples de vendas, por exemplo. Sabe por quê?

Porque o mais importante no meio do branding é coletar e mensurar dados a respeito da experiência dos receptores das campanhas. Apenas assim é possível chegar a uma noção real do efeito das práticas aplicadas.

Portanto, a dica é analisar as interações com a empresa, como avaliações da página na internet, quantidade de acessos, menções em redes sociais, crescimento de clientes por indicações etc.

Ao fim e ao cabo, o branding não tem no aumento de vendas o seu ponto principal. O crescimento dos lucros mensais é uma consequência de estratégias bem traçadas e, por isso, atingir milhares de pessoas não figura como sinônimo de objetivos alcançados. Nesse cenário, duas grandes companhias se destacam pelo bom trabalho: a Red Bull e a Coca-Cola.

E aí, as dicas de como fazer branding foram úteis para você? Se ainda não emprega essa prática na sua empresa, já está na hora, não é mesmo? Então compartilhe este post nas suas redes sociais e mostre para os amigos!